quarta-feira, 30 de novembro de 2016

CAMPANHA DE 16 DIAS DE ATIVISMO É LANÇADA EM NOVO HAMBURGO



Em 1991, 23 mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres(Center for Women’s Global Leadership - CWGL), lançaram a Campanha dos 16 dias de ativismo com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. 

As participantes escolheram um período de significativas datas históricas, marcos de luta das mulheres, iniciando a abertura da Campanha no dia 25 de novembro - declarado pelo I Encontro Feminista da América Latina e Caribe (em 1981) como o dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres - e finalizando no dia 10 de dezembro - dia Internacional dos Direitos Humanos. Desse modo a campanha vincula a denúncia e a luta pela não violência contra as mulheres à defesa dos direitos humanos. 

Hoje, cerca de 130 países desenvolvem esta Campanha, conclamando a sociedade e seus governos a tomarem atitude frente à violação dos direitos humanos das mulheres.

Novo Hamburgo também está engajada nesta luta e através da CMULHER e VIVA MULHER realizou, na última sexta-feira, 25 de novembro, a distribuição de cartilhas que pedem o fim da violência contra as mulheres. A iniciativa foi muito bem recebida pela comunidade.

A atual coordenadora do CMULHER, Cida Braga, juntamente com a assistente social Tatiane Schwan, a psicóloga Célia Mantese e a estagiária de psicologia Jéssica Reis participaram da ação. Assim como toda a equipe do Viva Mulher.


 






segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Dia Internacional da Violência contra a Mulher

Na tarde de sexta-feira, dia 25 de novembro, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) organizou uma ação para marcar o Dia Internacional da Violência contra a Mulher e o início da campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim do machismo e da violência contra a mulher, que será realizada até o dia 10 de dezembro. Esta ação serve para conscientizar principalmente os homens que praticam o ato de violência contra a mulher e, com isso, mostrar que todos somos iguais, independente do gênero”, destacou a presidente do COMDIM, Glacira Silva.





E para informar sobre os tipos de violências, mensagens foram expostas no local ao som de músicas em homenagem à mulher. Entre as quais, havia a que mencionava a violência sexual: “A violência sexual não se limita ao estupro, ela se dá a partir do pensamento machista de que o homem tem o domínio sobre o corpo da mulher”. Além de Glacira, participaram do ato mulheres representantes de entidades que integram o COMDIM e grupos feministas.







Créditos das fotos: Patricia Pedrozo - Comunicação Prefeitura de NH
Matéria: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de NH

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Viva Mulher - Novo Hamburgo é pioneira no serviço especializado de defesa das mulheres


Em funcionamento desde 2011, o Viva Mulher – Centro de Referência e Atendimento, integra o trabalho da Prefeitura de Novo Hamburgo junto à Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher). O intuito é garantir direitos e oferecer para as hamburguenses todo o suporte necessário, abrangendo  atendimento psicossocial, jurídico e psicológico. Criado e mantido pela Prefeitura, o Centro de Referência realiza, em média, 178 atendimentos mensais, recebendo 20 novos casos a cada mês. O Viva mulher é localizado na Avenida Pedro Adams Filho, 5836 - Centro.

Formado por uma equipe qualificada e humanizada de profissionais como advogadas, psicólogas e assistentes sociais, o Viva Mulher recebe de forma acolhedora as mulheres que buscam apoio em decorrência de alguma vulnerabilidade social ou violência. De acordo com a titular da Cmulher, Cida Braga, o projeto não é apenas um serviço assistencial, mas, sim, uma política pública em prol das mulheres. “Mulheres são empoderadas quando têm seus direitos assegurados e têm consciência deles”, afirma. “Por meio do Viva Mulher, trabalhamos com políticas afirmativas. Enquanto a Coordenadoria implementa políticas públicas para elas, o Viva trabalha em prol da garantia desses direitos”, complementa.

Formas de violência contra a mulher
A Lei Maria da Penha define cinco formas de violência doméstica e familiar contra mulheres, são elas: psicológica, física, sexual, patrimonial e moral. Para prevenir e ajudar no enfrentamento deste tipo de trauma, o centro oferece auxilio às vítimas através do atendimento interdisciplinar por meio do apoio psicológico e social e da orientação jurídica. De acordo com a assistente social do Viva Mulher, Tatiane Schwan, há mulheres que são violentadas, mas não percebem. “Muitas esperam chegar à agressão física, pois não detectam as outras formas como um tipo de violência doméstica”, explica.

Em parceria com o Viva Mulher, trabalham as Secretarias de Desenvolvimento Social (SDS) e de Esporte e Lazer (SMEL), que encaminham as vítimas para atendimentos especiais. Caso necessário, as mulheres que se sentirem ameaçadas ou que estiverem correndo risco de vida são levadas ao abrigo regional onde estarão protegidas. Ao procurar o Centro de Referência, a mulher é atendida pela assistente social que se informa a respeito do caso. Após, a usuária recebe instruções sobre o que fazer para que sua situação seja resolvida e, é claro, fique segura contra todos os tipos de violência.

Caso a procura do serviço seja em função de alguma violência vivida, a vítima pode registrar ocorrência, ato que não é obrigatório. A Guarda Municipal (GM), autorizada pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), acompanha a usuária até a delegacia da Mulher de Novo Hamburgo para que sua segurança e o sigilo da denúncia sejam garantidos. Dando continuidade ao procedimento, a GM leva as mulheres até as audiências nos dias marcados. Consequentemente, caso a vítima solicite a saída da residência em que foi agredida, a GM também atua na retirada de seus pertences. Além da Guarda, a Patrulha Maria da Penha também contribui por meio do atendimento às vítimas que já possuem medidas protetivas. Depois do registro na Delegacia da Mulher de Novo Hamburgo, fica a cargo do Juizado Especializado em Violência Doméstica julgar especificamente cada caso.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR) também é parceira do Viva Mulher. Por meio da Economia Solidária, a SEDETUR realiza oficinas de confecção de artesanatos. O intuito é proporcionar às mulheres atendidas uma fonte de renda para que se sintam empoderadas para voltar a ter uma vida normal e independente. Além destes setores, a Defensoria Pública do Município também atua junto ao Centro de Referência disponibilizando advogados para atender as vítimas.

Para entrar em contato com o Centro de Referência e Atendimento Viva Mulher basta ligar para o número (51) 3097-9482, que também recebe ligações a cobrar. É possível entrar em contato pelo e-mail: vivamulher@novohamburgo.rs.gov.br. Para atendimento presencial é só procurar o Viva Mulher no endereço: Avenida Pedro Adams Filho, 5836 - Centro. Tanto o atendimento presencial, quanto por telefone e e-mail são gratuitos e sigilosos.




O Viva Mulher oferece apoio psicológico, jurídico, social, de orientação e informação

A Coordenadora Titular de Políticas Públicas para as Mulheres, Cida Braga






Créditos matéria e fotos: Patrícia Pedrozo 
facebook.com/prefeituranh@pmnh
(51) 3594-9913 | 3594-9916







quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Lançamento da Campanha Hospital Municipal de Novo Hamburgo

O Hospital de todos nós 70 anos. Dia 10 de novembro, às 10 horas. 
Local: hall de Entrada da Casa da Gestante - Hospital Municipal (Avenida Pedro Adams Filho, número 6520, bairro Operário.) 
Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo. Prefeitura de Novo Hamburgo. Formato do convite (modelo retangular na vertical, cores de fundo em tons de bege, verde claro e azul. Texto nas cores laranja, azul, verde claro e branco).











quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Maria da Penha deve ser confirmada como uma das indicações ao Prêmio Nobel da Paz de 2017

No próximo mês de fevereiro, a fortalezense Maria da Penha Maia Fernandes deve ser confirmada como uma das indicações ao Prêmio Nobel da Paz de 2017. Durante este mês, o comitê da premiação recebe sugestões de possíveis candidatos de todo o mundo. Os nomes serão analisados pelo conselho até o início do próximo ano. A nomeação dos vencedores do maior prêmio mundial de promoção de paz ocorre, anualmente, em outubro, na Noruega.
O anúncio da possibilidade de Maria da Penha ser indicada foi feito em agosto pela senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) e pela primeira-dama do Distrito Federal, Márcia Rollemberg. A declaração ocorreu durante sessão solene no Congresso Nacional que celebrou os dez anos da Lei Maria da Penha (11.340/06), no último 7 de agosto.
Maria da Penha afirmou não ter conhecido a proposta do Governo até o momento do pronunciamento no Congresso. “Foi uma surpresa”, disse. De acordo com a biofarmacêutica, o prêmio pode dar maior visibilidade à proteção da mulher. “Cerca de 98% da população brasileira sabe da existência da lei, mas nem todos os municípios têm políticas públicas de assistência. Ainda é muito pouco”, diz.
Conforme a senadora Lúcia Vânia, somente 28 dos 5.570 municípios brasileiros têm policiamento específico para mulheres — por meio de delegacias especializadas.
Lúcia, durante a solenidade, realçou a coragem de Maria da Penha, que levou à Corte Interamericana de Direitos Humanos as duas tentativas de assassinato que sofreu do ex-marido, em 1983. Ela foi atingida por um tiro de espingarda enquanto dormia e ficou paraplégica. “É corajoso porque enfrenta um silêncio envergonhado da violência de um Estado que despreza por completo o direito de milhões de brasileiras de se sentirem seguras”, disse a senadora.
Mesmo ainda sendo uma possibilidade, Maria da Penha já enxerga na nomeação um “avanço”. Contudo, ela afirma que ainda há o desafio de alterar a cultura de violência no País. “Delegacias da mulher ainda não funcionam 24 horas, nem em feriados, quando, geralmente, o homem agressor está em casa. É preciso rever o atendimento”, indica a farmacêutica.
Saiba mais
Alguns dos perfis de indivíduos que podem fazer indicação ao Prêmio Nobel da Paz: membros de assembleias nacionais e governos; reitores e professores de ciências sociais, história, filosofia, direito e teologia; ganhadores do Prêmio Nobel da Paz e membros atuais e antigos do Comitê Norueguês do Nobel.
O Nobel da Paz pode ser atribuído a pessoas ou organizações que estejam envolvidas em resoluções de problemas sociais.


Fonte: O Povo



quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Gabinete entrega doações do Chá da Casa da Gestante ao Hospital Municipal

Na quinta-feira, dia 29 de setembro, o Gabinete da Primeira-dama realizará a entrega das doações arrecadadas no chá da Casa da Gestante. A partir das 14 horas, autoridades estarão reunidas na Sala da Direção do Hospital Municipal para entregar os materiais ao novo complexo. Estarão presentes o diretor-presidente da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), Leandro Minozzo, da Primeira-dama, Jorgia Seibel, da secretária de Administração, Rosane Moura, e da diretora administrativa da Secretaria de Educação (SMED), Dirlene Correa da Cunha.

De acordo com a Primeira-dama, Jorgia Seibel, as doações servirão como um auxílio ao novo serviço oferecido pelo hospital. “Os presentes recebidos servirão para complementar o trabalho, pois a Casa da Gestante será um espaço onde mães e filhos recém-nascidos terão todos o suporte necessário, desde a alimentação até um lugar para ficar durante o tempo que for preciso”, destaca. O Chá da Gestante foi uma promoção da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com apoio do Gabinete da Primeira-dama e Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH).

O quê: Entrega de doações para Casa da Gestante
Quando: quinta-feira, dia 29 de setembro, às 14 horas
Onde: Hospital Municipal – Avenida Pedro Adams Filho, 6520




segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Chá da Casa da Gestante acontece nesta quarta-feira

No dia 14 de setembro, quarta-feira, ocorre o Chá da Casa da Gestante. O evento, que inicia às 16h30, acontece na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Novo Hamburgo, que fica na Rua Domingos de Almeida, 708, Centro. A iniciativa é da CDL, com apoio da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio do Gabinete da Primeira-dama e da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH).

O intuito do encontro é arrecadar donativos para equipar a Casa da Gestante, que está prevista para ser inaugurada ainda no segundo semestre deste ano, atendendo provisoriamente as mães que passam por uma gestação de alto risco, identificadas pela Atenção Básica ou Especializada, e puérperas. Toalhas, lençóis, travesseiros, talheres entre outros itens estão na lista dos produtos de que a Casa necessita para auxiliar seu trabalho. 

Além da doação, que deve ser levada por cada pessoa que comparecer à atividade, o valor da entrada é de R$ 30,00. Vale lembrar que mesmo que o convidado não vá ao Chá, itens poderão ser doados. Mais informações pelo telefone 156, no Prefeitura Atende, solicitando o Gabinete da Primeira-dama.

Casa da Gestante
Expandindo ainda mais os atendimentos na área da saúde, mais uma obra da Prefeitura será concluída. Com a inauguração da Casa da Gestante, prevista ainda para 2016, 20 mulheres serão acolhidas e receberão todo o suporte necessário durante e após a gestação. 

A estrutura da obra contará com uma sala multiuso; sanitários nos quartos; consultório para atendimento multiprofissional com sanitário; 3 quartos para alojamento de gestante e puérpera; 2 quartos para alojamento de puérpera e bebê; quarto para plantonista; copa/cozinha e área de serviço. A verba para as obras da Casa da Gestante é do Governo Federal, a partir do Ministério da Saúde, com contrapartida do Município, totalizando R$ 998.400,40.



quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Muita emoção no desfile de 7 de setembro

Na quarta-feira, 7 de setembro, data de comemoração da Independência do Brasil, o desfile cívico de Novo Hamburgo marcou o encerramento da Semana da Pátria no Município. Mesmo com frio e ventos fortes, aproximadamente 20 mil pessoas estiveram no evento. Destas, cerca de seis mil participaram do desfile que reuniu mais 40 entidades. A Avenida Pedro Adams Filho, no Centro, foi o palco da atividade promovida pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Educação (SMED) e a Comissão Organizadora dos Festejos Alusivos à Semana da Pátria. Este ano, a Semana da Pátria homenageou as instituições e espaços de inclusão e diversidade por meio do tema/lema “Sou o que sou pelo que todos somos. Bem-vindo ao lugar de possibilidades”.






Mesmo com o frio intenso, a comunidade apoio o evento. Muitas famílias levaram cadeiras e o tradicional chimarrão e acompanharam todo o desfile. 





O desfile de 2016 foi marcado pela diversidade. A primeira atração foi a Banda do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) de Novo Hamburgo. O trompetista Divalmir Dalmann, 44, esteve em mais um desfile com a banda. Segundo ele, já somam 26 anos de apresentações no Desfile Cívico da cidade. “Esta é minha maneira de demonstrar civismo e cidadania. É uma missão”, afirmou. O Desfile Militar, uma das atrações mais esperadas, assumiu a avenida em seguida iniciando efetivamente a parada. Mais de 200 militares do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado e do 16º Grupo de Artilharia de Campanha prestigiaram o evento.



As mulheres da comunidade estiveram presentes e unidas com a Coordenadoria de Politicas Públicas para Mulheres de Novo Hamburgo. Todos vestiam uma camiseta com a frase" Mulheres, superamos o silêncio e vamos superar a desigualdade".





A Primeira Dama Jorgia Seibel com a Coordenadora do CMulher e participantes do desfile








No evento, várias entidades locais e escolas do município e região levantaram a bandeira da inclusão. Diversas bandas marciais animaram a atividade, como a banda da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Novo Hamburgo. A apresentação, comandada pelo maestro Adair Mendes, emocionou o público presente. Outra banda que animou os que assistiam foi a Banda Marcial do Colégio Dr. Wolfram Metzler. Franciele da Rosa, 25, esteve no local para prestigiar a irmã que toca pratos na banda do Wolfram. “Eles ensaiam muito para esse dia. É amor à Pátria”, destacou.




quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Ação Social no bairro Liberdade


No dia 3 de setembro, a Ação Social estará completa, com serviços itinerantes na área social, da saúde e da educação. O evento acontece a partir das 9 horas, na rua Macapá, em frente ao nº 595 – Associação Comunitária – no bairro Liberdade. 

Por meio do Gabinete da Primeira-dama, mais uma vez o Brechó Solidário entregará roupas e calçados gratuitos à comunidade local. Além disso, a ACP – Academia de Capacitação Profissional na Área da Beleza- realizará, gratuitamente, cortes de cabelo. 

Para o divertimento da criançada, uma cama elástica e brinquedos recicláveis serão as atrações do evento. 
O Castramóvel também estará no local e realizará esterilizações gratuitas em animais previamente cadastrados. Para agendar, o dono do pet deve ligar para o telefone 9683-2117 e marcar horário.

Como nas outras edições, o PROCON e a Defensoria Comunitária também farão atendimentos itinerantes para tratar de assuntos relacionados ao direito do consumidor e da família. 

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Bairro Primavera receberá Ação Social no sábado

No próximo sábado, 27 de agosto, a Ação Social realizada pela Prefeitura, por meio do Gabinete da Primeira-dama e da Secretaria de Saúde (SMS), acontecerá no bairro Primavera. A partir das 9 horas, a estrutura móvel de serviços assistenciais da área social, da saúde e da educação ficará montada na Rua Presidente Lucena, em frente ao nº 21.

Até as 12 horas serão disponibilizados exames de pressão, glicose, HIV, sífilis e pré-câncer. Também serão oferecidos cortes gratuitos de cabelo e embelezamento pela Academia de Capacitação Profissional na Área da Beleza (ACP). O Castramóvel também estará presente para realizar esterilizações em animais previamente cadastrados. Para inscrever os pets, o dono deve marcar agenda através do número 9683-2117.

Para tratar de assuntos relacionados ao direito do consumidor e da família, o Procon e a Defensoria Pública realizarão atendimentos no local. Já o Gabinete da Primeira-dama promoverá mais uma edição do Brechó Solidário. Para as crianças, uma cama elástica será montada e haverá uma oficina de brinquedos feitos de material reciclável.



O quê: Ação Social
Quando: Sábado, 27 de agosto, a partir das 9 horas
Onde: Rua Presidente Lucena, em frente ao nº 21, Bairro Primavera

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Pratique atividade física! Venha fazer pilates e zumba

Para muitas mulheres, a prática regular de atividade física está ligada à imagem de pessoas com o corpo em forma, porém hoje já se sabe que outros benefícios do fitness se manifestam em todos os aspectos do organismo, desde a parte psicológica até o fortalecimento dos ossos e das articulações, em especial para as mulheres.

 Ao incluir na sua rotina um programa de exercícios físicos bem planejados e estruturados, a mulher observa a perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e o aumento do HDL colesterol, o "colesterol bom". Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas.     


Os benefícios dos exercícios envolvem a melhora cardiovascular, não só por aprimorar o condicionamento físico, mas também por manter um bom controle da glicemia (açúcar no sangue) e diminuir o colesterol ruim. Há melhora da massa óssea, com contribuições para a prevenção da osteoporose, mais facilidade para emagrecer e diminuição nas chances de ocorrência de pressão alta.
 
Além isso, a produção de endorfinas, que advém do exercício aeróbico, proporciona sensação de bem estar, além de regularizar o ciclo hormonal na mulher. Com isso, as mulheres tendem a ter ciclos menstruais mais regulares, menos cólicas menstruais, menos efeitos relacionados à TPM, como dores nas mamas antes da menstruação e alterações de humor, e maior facilidade de engravidar, além do aumento da libido.


Pensando nisso, a Coordenadoria da Mulher de Novo Hamburgo (CMulher) juntamente com o PELC está realizando aulas de pilates e zumba gratuitamente para as hamburguenses. As aulas acontecem na sala 31 do Teatro Paschoal Carlos Magno. 

Nas terças-feiras às 16h da tarde ocorrem as aulas de pilates, em solo, com duração de 1 hora.
Nas quintas-feiras às 9h da manhã acontecem as aulas de zumba (dança individual) também com duração de 1 hora.

Para participar é necessário a apresentação de um documento de identidade e de um atestado médico.

Informações pelo telefone: 3097-9481





terça-feira, 16 de agosto de 2016

Solidariedade marca mais uma Ação Social


Na manhã de sábado, dia 13 de agosto, ocorreu mais uma edição da Ação Social, programação realizada pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio do Gabinete da Primeira-dama e Secretaria de Saúde (SMS), no bairro Canudos. Na Rua Londres, uma estrutura foi montada para atender aos moradores que foram em busca de serviços assistenciais na área social, da saúde e da educação. 

Atendimentos itinerantes para tratar de temas referentes ao direito do consumidor e da família foram feitos pelo PROCON e pela Defensoria Pública do Município. Exames de pressão, glicose, HIV, sífilis e pré-câncer foram executados por profissionais da SMS, com a Unidade Móvel de Saúde. Nadir Migliavacca Spindler, 62 anos, destacou a relevância da atividade ao utilizar o Serviço de Saúde para verificar sua pressão e para fazer exames de glicose e pré-câncer. “Acho importante os serviços móveis, pois, mesmo precisando, eu não iria ao posto para fazer os testes. Assim é mais prático. Recebi o panfleto ontem e hoje levantei cedo para vir aqui”, disse.

A ação contou também com o Brechó Solidário, que distribuiu roupas e calçados, e com o Castramóvel, que executou esterilizações em animais previamente cadastrados. Maria Nilda Pacheco, 62 anos, aproveitou o momento para levar roupas à família. “Participo pela segunda vez e sempre encontro roupas boas. Como tenho netos, levo para eles que precisam”, apontou.
Rosane Mayer, 44 anos, moradora da região, levou sua gata para ser castrada e elogiou o método. “Gostei da iniciativa, pois é muito caro. Agora, cabe a pessoas se conscientizarem”, citou.

No meio da estrutura, uma cama elástica foi montada para o divertimento da criançada, que, também participou das atividades educativas desenvolvidas pela Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo.  Ao fisgar um peixe na pescaria ou acertar a boca do palhaço, a criança recebia em troca um brinquedo reciclado. Junto aos jogos, um tapete foi estendido para que a meninada pudesse desenhar e pintar à vontade.










Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Novo Hamburgo

Fotos: Patrícia Pedrozo




sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Lei Maria da Penha e as políticas de proteção

Por que comemorar a Lei Maria da Penha e as políticas de proteção e promoção dos direitos das mulheres vítimas de violência em NH?
Você sabia que entre 2012 e 2015 Novo Hamburgo teve 8 feminicídios e que no últimos ano houve uma redução de 100% desse delito?
Temos muito a avançar na violência doméstica: reconhecer as violências, reduzir mais e mais as ameaças e lesões corporais e superar o machismo. Tem dados bem interessante no ROVE e compartilhamos nesta apresentação.
A Plataforma Cidadã NH já está fazendo o acompanhamento dos feminicídios nos mapas online!



Veja mais aqui: www.odsc.com.br  


Fonte: Observatório da Segurança Cidadã de Novo Hamburgo