quinta-feira, 31 de março de 2016

Retrospectiva Mês da Mulher: Catavida ganha Dia de Beleza

As trabalhadoras do Programa Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos, Catavida, receberam, na Unidade Centro e Roselândia, a equipe do Boticário para um dia de beleza.

Cerca de sete mulheres foram maquiadas em comemoração ao Mês da Mulher no dia 2 de março. Após a sessão de maquiagem, as catadoras voltaram ao trabalho, devidamente produzidas, e com a felicidade estampada em belos rostos. 
 

Equipe O Boticário maquiou as trabalhadoras
Muitas opções para agradar a todas
Lindas e confiantes
Devidamente maquiada era hora de voltar ao trabalho, mas com um sorriso especial

Retrospectiva Mês da Mulher: Almoço de Confraternização e Painel de Debates na Câmara Municipal

ALMOÇO EM HOMENAGEM AO MÊS DA MULHER

No dia 9 de março, foi realizado um almoço de confraternização em homenagem ao Mês da Mulher. O evento reuniu diversas pessoas da comunidade de Novo Hamburgo no CTG Terra Nativa, no bairro Canudos. A cantora Luiza Alves animou o encontro com sua voz e violão.

Cida Braga, titular da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher), fez a sua homenagem. “Novo Hamburgo é uma cidade destaque quando o assunto é valorização da mulher, devido às grandes conquistas dos últimos anos”, afirmou.

Cida Braga com Prefeito Luis Lauermann e a Primeira-dama Jorgia Seibel
A cantora Luiza Alves
Mulheres da comunidade no almoço


PAINEL DE DEBATES NA CÂMARA MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO

“A mulher e seus direitos” foi tema do debate realizado na quinta-feira, 10 de março, no plenário da Câmara. A atividade integra a Semana da Mulher. A mesa foi composta pela coordenadora do Viva Mulher, Cida Braga, a presidente do Conselho dos Direitos da Mulher, Glacira Silva, a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Capitã Carine Reolon, a assistente social Tatiane Schwan e a advogada Viviane Hunter.

Cida destacou: “Queremos que nos reconheçam como cidadãs de direito”, Segundo ela, é preciso mudar a cultura de uma sociedade que acredita que a mulher, que por algum motivo não consegue sair de casa, gosta de ser agredida fisicamente. Pediu ainda o apoio da comunidade hamburguense e dos vereadores para o trabalho realizado pelo centro Viva Mulher. “Cada espaço aberto é muito importante”, frisou, lembrando que o debate é fundamental para reduzir os números de violência.

A Coordenadora do Viva Mulher, Cida Braga
Lúcia Pinheiro, vítima de agressões por parte do marido, relatou o drama vivido ao público.
A capitã Carine Reolon falou sobre a atuação da Brigada Militar

quarta-feira, 30 de março de 2016

Retrospectiva do Mês da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é uma data significativa para a luta feminina na busca pelo papel da mulher na sociedade. Em Novo Hamburgo, a celebração da data se estendeu durante todo o mês de março.

O Blog fará uma retrospectiva das atividades que foram realizadas para as mulheres, focando na saúde e no bem-estar das hamburguenses.

Vamos relembrar a Abertura do Mês Da Mulher:

A manhã de 7 de março, segunda-feira, foi um de comemoração no Centro Administrativo Leopoldo Petry. No saguão do prédio do executivo hamburguense acontecia a abertura do Mês da Mulher. No evento, estavam presentes o prefeito de Novo Hamburgo, Luis Lauermann, a Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Cida Braga, a Coordenadora de Políticas Públicas para Idosos, Glacira Silva, a presidente da Associação de Artistas Plásticos de Novo Hamburgo, Ana Alice Gaerther; e servidores municipais.

A titular da CMulher, Cida Braga, lembrou da importância do dia 8 de março. “Esse é um dia de muita luta e força, devemos acrescentar novas conquistas nessa data que já temos”, comentou.

O Mês da Mulher foi organizado pela Prefeitura, por meio do Gabinete da Primeira-dama, da Secretaria de Saúde (SMS), da CMulher e CPIdosos.

Prefeito Luis Lauermann


A Coordenadora do Viva Mulher, Cida Braga
Exposição de quadros da Associação dos Artistas Plásticos de Novo Hamburgo

quinta-feira, 24 de março de 2016

Mulheres e suas conquistas

Fleurity é o coletor menstrual que proporciona toda a liberdade que a mulher precisa. Feito de silicone substitui o uso dos absorventes comuns. É flexível e se adapta facilmente ao corpo. Além de tudo é reutilizável e sua vida útil é de 10 anos.

Venha conhecer este produto que te dará segurança em todos os momentos.

Viva Mulher e Fleurity te aguardam para esta tarde de conhecimento e saúde !

Você é nossa convidada para conhecer o Fleurity! Ficou curiosa?

quarta-feira, 23 de março de 2016

Mês da Mulher: Acadêmicos da Universidade FEEVALE conhecem o Projeto: "Nem tão doce lar"

Os alunos do curso de Enfermagem da Universidade Feevale, acompanhados pelo professor orientador Me. Adílson Adair Boes estiveram nesta quarta-feira (23) no Viva Mulher.

Com o intuito de conhecer o projeto “Nem Tão Doce Lar” e debater sobre a violência doméstica, os acadêmicos conversaram com a coordenadora Cida Braga e com a advogada Viviane Humter.

Para o aluno Paulo Favarin, o projeto é de fundamental importância à comunidade hamburguense. O jovem destacou: “O “Nem Tão Doce Lar” é muito esclarecedor e mostra uma realidade que muitas vezes nem imaginamos. É impactante, mas nos remete a realidade vivenciada por mulheres vítimas da violência doméstica”.

Para o professor essa visita e ajudará na vivência acadêmia dos alunos “Acho ótima a iniciativa e muito esclarecedor principalmente para os alunos da área da saúde. Assim eles sairão ainda mais instruídos para o mercado de trabalho”, declarou.

O espaço “Nem Tão Doce Lar” está aberto para visitação até o dia 31 de março.

Informações através do telefone (51) 3097-9482

Alunos no espaço "Nem Tão Doce Lar"
Acadêmicos com Cida Braga do Viva Mulher e a advogada Viviane Hunter

Mês da Mulher: Projeto "Nem tão doce lar" recebe a visita do Al-Anon

Na terça-feira, 22 de março, o Viva Mulher recebeu a visita da voluntária do AL-Anon, M.K*. Recebida pela coordenadora Cida Braga, a voluntária conheceu as dependências do projeto “Nem Tão Doce Lar”. Para ela, o cenário do “Nem Tão Doce Lar” reproduz fielmente uma casa onde a violência impera. Emocionada, ela diz ter imaginado os filhos sendo criados naquele ambiente. Além disso, parabenizou o Viva Mulher pelo projeto: “Parabéns e muita força a todos envolvidos no Nem Tão Doce Lar. Juntos faremos a diferença na vida de muitas famílias”.

O AL-anon tem o propósito de ajudar familiares e amigos de alcoólicos, encorajando e compreendendo quem vivencia essa doença. A associação é autossuficiente.

Em Novo Hamburgo o Al-anon atende em dois endereços:
- Grupo Mensageiro da Paz, localizado na Catedral São Luiz, rua Atlântida, 34, sala 3, Centro. Reuniões nas segundas-feiras às 19h30min.
-Grupo Vida Nova localizado na Capela Santo Antônio, rua Carmem Miranda, 36, Canudos.
Reuniões nas quartas-feiras às 20h.

Quem desejar mais informações, pode entrar em contato através do telefone: (51)3311-6315 ou pelo site www.al-anon.org.br

*O nome da voluntária não foi divulgado para preservá-la.
 

A coordenadora do Viva Mulher, Cida Braga
Banner informativo do Al-Anon

quarta-feira, 16 de março de 2016

Mês da Mulher: Palestra conscientiza mulheres sobre os cuidados com a saúde


Dando continuidade às atividades alusivas ao Mês da Mulher, ocorrerá, nesta quinta-feira (17), no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno, rua Engenheiro Ignácio Christiano Plangg nº 66 - Centro, a palestra “Indispensável – A Mulher em Busca de Equilíbrio”, ministrada pelo médico Leandro Minozzo, que falará sobre as principais patologias enfrentadas pelas mulheres nos dias atuais e como combatê-las.

A ação, que faz parte da programação do Mês da Mulher, foi idealizada pela Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, por meio das Coordenadorias de Políticas Públicas da Mulher (CMulher) e para Idosos (CPIdosos), do Gabinete da Primeira-dama e da Secretaria de Saúde (SMS).

O Mês da Mulher em Novo Hamburgo conta com diversos eventos, discutindo temas pertinentes sobre a mulher e seu papel na sociedade. 



Coordenadoria da Mulher tem nova titular

No dia 22 de fevereiro, segunda-feira, a nova titular da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher) foi empossada no Centro Viva Mulher. Cida Braga assumiu o lugar de Anita de Oliveira, prometendo dar continuidade ao trabalho já desempenhado. “Tenho plena consciência de que devemos tornar cada vez mais as mulheres como protagonistas. Para isso, a Coordenadoria dará seguimento a tudo o que já foi feito até aqui, garantindo os direitos que toda mulher merece”, relatou Cida durante o discurso de posse.

Anita Lucas de Oliveira agradeceu pela oportunidade de ter atuado frente à Coordenadoria por três anos, e declarou que sai com a sensação de dever cumprido, mas que ainda há muito a fazer pelas mulheres. “Tivemos muitos avanços, como a volta da Patrulha Maria da Penha, uma Delegacia da Mulher atuante novamente e, em 2016, teremos a Casa Abrigo da Mulher, em Sapiranga. Novo Hamburgo e mais dois municípios serão atendidos lá. Isso é uma grande conquista, mas ainda temos que continuar avançando, nunca esquecendo a união, os direitos e a solidariedade que nós mulheres precisamos ter umas com as outras para alcançarmos os nossos objetivos”, destaca Anita.

Perfil da nova coordenadora: Maria Ercilda Conde Braga, a Cida, tem 53 anos e é ativista do movimento feminista, atuando desde 2010 pelos direitos das mulheres. É graduada em Gestão Pública pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em 2013, e pós-graduada em Gestão Estratégica em Políticas Públicas pela UNICAMP em 2015.


Cida Braga
Anita Lucas de Oliveira


Cerimônia de posse

terça-feira, 15 de março de 2016

Mês da Mulher: Projeto "Nem tão doce lar"

A Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres convida todas e todos para visitar o projeto "Nem tão doce lar". Nele, os participantes fazem uma imersão no ambiente doméstico onde, com debates e rodas de questionamento, é possível perceber pequenos detalhes do dia a dia que denunciam um lar com situações de abuso e violência contra a mulher.

O Lar está montado no Centro de Referência Viva Mulher, na Avenida Pedro Adams Filho nº 5.836, com visitas orientadas pela equipe técnica do Centro. Para agendar uma visita, ligue 3097-9482. Há fornecimento de certificado de participação.

O Mês da Mulher da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo conta com diversos eventos, discutindo temas pertinentes sobre a mulher e seu papel na sociedade.
Contracapa do Jornal NH do dia 10/03/2016