quinta-feira, 30 de junho de 2016

Sábado é dia de Ação Social no bairro Liberdade

No sábado, dia 2 de julho, o bairro Liberdade receberá diversos serviços da Prefeitura de Novo Hamburgo. Das 9 às 12 horas, acontecerá na Rua Sorocaba, 465, mais uma edição da Ação Social, promovida pelo Gabinete da Primeira-dama e pela Secretaria de Saúde (SMS). O evento tem como objetivo levar serviços gratuitos à comunidade. Quem passar pelo local poderá conferir a Unidade Móvel de Saúde, com verificação de pressão, testes rápidos de HIV e sífilis. O exame de pré-câncer também será realizado, mas com pacientes que já agendaram previamente.

Junto com os serviços de saúde, acontecerá mais uma edição do Brechó Solidário para as famílias em situação de vulnerabilidade social do Município, com doações provenientes da Fábrica da Cidadania. Além disso, haverá oficina e distribuição de brinquedos recicláveis, ministrada pela Comusa, atendimento itinerante da Defensoria Comunitária e corte de cabelo gratuito.





quarta-feira, 29 de junho de 2016

Roselândia receberá serviços e atenção especial às mulheres

Pensando no bem estar das famílias, e principalmente das mulheres da comunidade do bairro Roselândia, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio do Gabinete da Primeira-dama, promoverá na quarta-feira, 29 de junho, uma ação especial. Quem passar na Rua Floradora poderá conferir a partir das 14 horas o Brechó Solidário, que garante roupas para famílias em situação de vulnerabilidade social do Município com doações provenientes da Fábrica da Cidadania. Além do Brechó, haverá uma Roda de Conversa com a ginecologista Anita Lucas de Oliveira. A médica dará orientações e cuidados básicos com saúde da mulher.


O quê: Roda de Conversa e Brechó Solidário no bairro Roselândia.
Quando: Quarta-feira, dia 19 de junho, a partir das 14 horas.
Onde: Rua Floradora, s/n, Roselândia.

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Almoço solidário

"Um inverno mais quente está nas suas mãos”. Esse é o tema da Campanha do Agasalho de 2016 de Novo Hamburgo, que acontece desde maio e está incentivando que a comunidade doe roupas às famílias em situação de vulnerabilidade social do município. Pensando em envolver a comunidade com a causa, a Prefeitura de Novo Hamburgo, a partir do Gabinete da Primeira-dama, promoverá na quarta-feira, dia 22 de junho, o 2º Almoço Solidário. O evento ocorre a partir do meio-dia no CTG Estância da Liberdade (Rua Miranda, 203, bairro Liberdade).

O valor do convite é 10 reais que pode ser adquirido diretamente no Gabinete da Primeira-dama, no Centro Administrativo Leopoldo Petry (Rua Guia Lopes, 4201, bairro Canudos) até o dia 17 de junho. Além do convite, quem participar do almoço deve levar um cobertor ou uma peça de roupa infantil. O cardápio do almoço será galinhada, feijão, salada e pão. O evento contará também com atrações culturais.


O quê: 2º Almoço Solidário do Gabinete da Primeira-dama
Quando: Quarta-feira, dia 22 de junho, a partir do meio-dia
Onde: CTG Estância da Liberdade (Rua Miranda, 203, bairro Liberdade)

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Bairro Santo Afonso recebe ação especial neste sábado

No sábado, dia 18 de junho, será a vez do bairro Santo Afonso receber uma ação especial da Prefeitura de Novo Hamburgo, a partir da Secretaria de Saúde (SMS) e do Gabinete da Primeira-dama. Quem passar pela Rua João Corrêa, das 9 às 12 horas, poderá conferir diversos serviços oferecidos gratuitamente pela Prefeitura.
No local estará o Ônibus da Saúde, com verificação de pressão arterial, testes rápidos de glicose, HIV e Sífilis e exames de pré-câncer já agendados. A comunidade poderá também receber doações de roupas a partir do Brechó Solidário, com peças provenientes da Fábrica da Cidadania. O evento contará também com a presença da unidade Móvel do Procon, com atendimentos itinerantes do órgão e da Defensoria Comunitária. Além disso, haverá corte de cabelo gratuito e oficinas de brinquedos recicláveis ministrada pela Comusa – Serviços de Água e Esgoto.



O quê: Ação social no bairro Santo Afonso
Quando: Sábado, dia 18 de junho, das 9 às 12 horas
Onde: Rua João Corrêa, Santo Afonso



Segurança pública é debatida em Seminário Final

Após 12 plenárias e uma audiência, chegou a vez de debater em definitivo as questões ligadas a segurança em Novo Hamburgo. O tema foi discutido amplamente no Seminário Final de Segurança Pública, que ocorreu na quinta-feira, 16 de junho, no Salão de Atos do Centro Administrativo Leopoldo Petry. A atividade teve como principal objetivo a construção do Plano Municipal de Segurança, um documento elaborado através da união do poder público e da comunidade e que visa atender as necessidades de todos. “Assim que for implementado, este plano será algo pioneiro em nosso País. Além disso, é fundamental neste processo a participação de todos, pois o trabalho conjunto oportuniza um olhar mais amplo para todas as questões abordadas”, destaca o novo titular da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), o Guarda Municipal Filipe Nunes Ferreira. 

A ação é da Prefeitura de Novo Hamburgo e integra a área de Segurança Pública e Programas de Prevenção à Violência, que são contrapartidas do financiamento do Município junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com organização do Gabinete de Gestão Integrada (GGI-M), Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR) e envolvimento de outras secretarias. 

Trabalhos de escolas foram premiados

Durante o período em que ocorreram as plenárias foram realizados também diversos trabalhos nas escolas, visando dialogar sobre a prevenção a violência diretamente com os estudantes. Desenhos e canções foram escolhidas, dentre as 85 escolas municipais de ensino fundamental. As melhores foram premiadas durante o Seminário. Músicas como “Eu só quero segurança”, da escola Arnaldo Grin e “1% de esperança”, da Martha Wartenberg, foram apresentadas aos presentes. O diretor da Arnaldo Grin, Luiz Nelson  destacou a importância da participação popular neste diálogo. “Vivemos em uma nação democrática, que nos permite opinar e dialogar. Por estarmos em uma região de vulnerabilidade social, consideramos muito importante abordar, com frequência, esse tema com os nossos alunos”, destacou Nelson, que acompanhado dos alunos do 6º ano, Breni Jaques Ereno e Josué da Silva Jr., apresentou-se no evento. Representando os hamburguenses, estava a cidadã Laura Pruch, que participou de todas as plenárias. “Quando não fazemos parte dos processos de construção, é mais difícil exigir algo e promover uma mudança. Temos que nos envolver para fazer valer a pena”, ressalta Laura. 

Focos do Projeto de Prevenção às Violências

Gerido pela Unidade Gestora de Programas de Prevenção à Violência de Novo Hamburgo (UGPPV), o projeto de prevenção às violências, está focado em: Observatório de Segurança Cidadã (Fadisma); Plano Municipal de Segurança Cidadã (Guayí); Núcleo de Justiça Comunitária (Amencar); Núcleo de Comunicação Cidadã (Palavrações); Educação de Jovens e Adultos e Projetos Oficinas Esportivas, Recreativas e Culturais (Fundação La Salle). Os projetos são realizados pelo Município como parte do convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Plenárias Regionais

Mais de 400 pessoas e cerca de 45 entidades participaram das 12 Plenárias Regionais, realizadas entre os meses de março e abril. Participaram dos encontros representantes de escolas municipais e estaduais, associações de moradores, de entidades que desenvolvem projetos sociais, do poder público e a comunidade em geral. Entre os temas apresentados nas plenárias, destacou-se a síntese dos dados de violência e da criminalidade do Município a partir da análise dos relatórios técnicos produzidos pelo Observatório de Segurança Cidadã de Novo Hamburgo; os fundamentos da política municipal de segurança cidadã, contemplando a prevenção, a participação social e a integração das ações do Sistema de Polícia e Justiça; e, a proposta de organização e funcionamento dos Fóruns Regionais e Fórum Municipal de Segurança Cidadã.


Trabalhos sobre o tema segurança foram premiados.



O diretor da EMEF Arnaldo Grin, Luiz Nelson, acompanhado dos alunos do 6º ano, Breni Jaques Ereno e Josué da Silva Jr.,apresentou-se no seminário.

Na atividade, uma mesa de debate, com representantes de todas as frentes envolvidas nesse projeto, expôs as ações que poderiam ser feitas para ampliar o bem-estar de todos.

O novo titular da SESMUR, o Guarda Municipal Filipe Nunes Ferreira, dialogou sobre a importância da participação da comunidade.



quinta-feira, 16 de junho de 2016

Tarde de celebração e informação / Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa


A data de 15 de junho, que marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, foi comemorado com uma bela ação promovida pela Prefeitura de Novo Hamburgo, a partir da Coordenadoria de Políticas Públicas para os Idosos (CPIdosos) e da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS). 
Quem passou pela Praça do Imigrante, nesta última quarta-feira,  recebeu informações sobre a data, sobre o estatuto do idoso e material de prevenção à violência contra pessoas da terceira idade, pela CPIdosos, que distribuirá pipoca e chá.
 Além disso, puderam participar de  um "aulão" do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC), com prática de alongamentos e apresentações de danças dos grupos de idosos. A verificação de pressão arterial, realizado pela Secretaria de Saúde (SMS), orientações posturais com alunos do curso de Quiropraxia da Universidade Feevale, dicas de maquiagem e Feira da Economia Solidária também estavam presentes. 
Ainda foram recolhidas doações para Campanha do Agasalho, em parceria com o Gabinete da Primeira-dama. A Unidade Móvel do PROCON também esteve presente tirando dúvidas e divulgando as ações do órgão e da Defensoria Comunitária.



Entre as atividades, a dança animou a todos e a todas

Cultura através de belas artes


Dia para cuidar da saúde

Público participou ativamente das atividades

A coordenadora da CMULHER, Cida Braga, juntamente com a Dra. Anita Lucas de Oliveira e a titular da CPIdosos, Glacira Silva


Tarde de integração






6º Jornada de Divulgação do Al-Anon

Se você tem algum caso em sua família ou algum amigo que sofre com o alcoolismo, o Al-Anon pode te ajudar.
Venha participar das palestras, para entender melhor e como lidar com esta doença que assombra vários lares.

Dia: 26 de junho de 2016
Horário: Das 9h30min às 12h30min
Local: Salão Paroquial da Catedral São Luiz - Novo Hamburgo




quarta-feira, 15 de junho de 2016

Confraternização junina das alunas de pilates

A tarde da terça-feira, 14, foi pra lá de animada na turma de pilates.
As alunas, junto com a professora Tainara, se reuniram para comemorar o mês de São João.
Com comes e bebes, trazidos pelas participantes, a animação foi garantida ao som de músicas típicas e brincadeiras.
A dança das cadeiras gerou competição acirrada e a vencedora foi a, sempre sorridente, Nilva Lazzaretti. 
Muitas vieram caracterizadas e o destaque ficou para a "noiva" Priscila Quadros. 
Foi uma tarde divertida, de interação e bem estar para essa turma que, através das aulas, vem ganhando disposição, saúde e mais alegria de viver.


Algumas alunas com a professora Tainara


Super caracterizada a "noiva" Priscila Quadros


A ganhadora da dança das cadeiras, Nilva Lazzaretti


Comes e bebes típicos de São João




Turma de pilates em tarde junina


terça-feira, 14 de junho de 2016

Ação contra a violência à pessoa idosa



A data de 15 de Junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Pensando no bem-estar dos idosos hamburguenses, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoas Idosas (CPIdosos) e da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), promoverá na quarta-feira, dia 15, uma ação para conscientizar a população. Das 13 às 16h30, a Praça do Imigrante (Av. Primeiro de Março, s/n) será palco de diversas atividades.

Quem passar pelo local receberá informações sobre a data, sobre o estatuto do idoso e material de prevenção à violência contra pessoas da terceira idade, pela CPIdosos, que distribuirá pipoca e chá. A Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher) e a SDS estarão no local para divulgar o serviço e dar orientações. Além disso, será possível conferir um aulão do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC), com prática de alongamentos, apresentações de danças dos grupos de idosos, verificação de pressão arterial, realizado pela Secretaria de Saúde (SMS), orientações posturais com alunos do curso de Quiropraxia da Universidade Feevale, dicas de maquiagem e Feira da Economia Solidária. No local serão recolhidas doações para Campanha do Agasalho, em parceria com o Gabinete da Primeira-dama. A Unidade Móvel do PROCON estará presente tirando dúvidas e divulgando as ações do órgão e da Defensoria Comunitária.


O quê: Ação pelo Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa
Quando: Quarta-feira, 15 de junho, das 13 às 16h30
Onde: Praça do Imigrante (Av. Primeiro de Março, s/n)





sexta-feira, 10 de junho de 2016

Projeto "Indispensável - A Mulher em Busca do Equilíbrio". Por Leandro ...

Sábado de amor e saúde

Com o tema “A maior declaração de amor é cuidar de quem você ama!”, a Prefeitura de Novo Hamburgo, a partir da Secretaria de Saúde (SMS), promoverá uma ação de saúde especial no sábado, dia 11 de junho. Pensando no Dia dos Namorados, o evento terá como objetivo principal a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

Quem passar pela Praça do Imigrante (Av. Primeiro de Março, s/nº), das 9 às 17 horas, poderá realizar testes rápidos para diagnósticos de HIV e Sífilis, com entrega imediata de resultados no Ônibus da Saúde. No local também serão distribuídos lubrificantes e camisinhas masculinas e femininas e serão dadas orientações de prevenção do HIV e outras DSTs. A equipe do Serviço de Atendimento Especializados (SAE) de Novo Hamburgo estará presente para esclarecer o funcionamento do serviço.
A ação contará com atrações culturais e com a presença da Unidade Móvel do Procon. O órgão de defesa do consumidor e a Defensoria Comunitária atenderão a população, tirando dúvidas de quem passar pelo local.

O quê: Ação de Saúde
Quando: Sábado, dia 11 de junho, das 9 às 17 horas.
Onde: Praça do Imigrante (Av. Primeiro de Março, s/nº)




quarta-feira, 8 de junho de 2016

Aulas de pilates e zumba estão em novo endereço

Situado no calçadão de Novo Hamburgo, o Espaço Cultural Albano Hartz é o novo endereço para as aulas de pilates em solo (sem aparelhos) e zumba. Na tarde desta última terça-feira, 7, as alunas já puderam se exercitar na ampla e arejada sala.
A aposentada Marina Lazaretti, 69 anos, ficou satisfeita com a novidade. Segundo ela, tudo o que for para melhorar é bem vindo. Dona Marina, destaca que já sente as mudanças no corpo desde que começou a praticar o pilates: " me sinto mais disposta, mais alegre e feliz com as novas amizades que fiz aqui".

O novo local para as aulas de pilates foi aprovado pelas alunas 


As aulas de pilates acontecem todas às terças-feiras às 16h. Duração de 1 hora.
A zumba é realizada nas quintas-feiras pela manhã em dois horários: 8h30 e 9h30. Também com duração de 1 hora.

Espaço Cultural Albano Hartz





A Coordenadoria da Mulher em parceria com a  Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, 
criou este projeto, com o objetivo de levar atividades físicas para a vida das mulheres, pois
além de trazer bem estar e mais saúde, ajuda na auto estima de todas. 







sexta-feira, 3 de junho de 2016

Brechó esquenta o inverno dos moradores do bairro Rondônia


Na tarde de quinta-feira, dia 2 de junho, o Brechó Solidário foi recebido pela Igreja Ministério Vida e Paz, no bairro Rondônia. Na atividade, promovida pela Prefeitura, por meio do Gabinete da Primeira-dama, as famílias que frequentam a igreja e os moradores do entorno foram beneficiados com roupas vindas da Fábrica da Cidadania, que utiliza os itens doados na Campanha do Agasalho. “O nosso objetivo é ir até as comunidades, evitando assim, que eles precisem se deslocar até a Prefeitura ou outro local mais distante. Essa proximidade faz bem para todos”, relata a primeira-dama Jorgia Seibel.

. A dona de casa Angelina Cardoso da Silva, de 60 anos, foi convidada pelo filho e pela nora, que fazem parte da Igreja. “Assim como fui convidada, chamei outras pessoas para virem aqui também, pois sei que as roupas são de boa qualidade”, descreve Angelina.



Muitas doações foram recebidas para o brechó




A comunidade terá um inverno mais quentinho graças as doações


Fotos: Jorge Boruszewsky