quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Bairro Primavera receberá Ação Social no sábado

No próximo sábado, 27 de agosto, a Ação Social realizada pela Prefeitura, por meio do Gabinete da Primeira-dama e da Secretaria de Saúde (SMS), acontecerá no bairro Primavera. A partir das 9 horas, a estrutura móvel de serviços assistenciais da área social, da saúde e da educação ficará montada na Rua Presidente Lucena, em frente ao nº 21.

Até as 12 horas serão disponibilizados exames de pressão, glicose, HIV, sífilis e pré-câncer. Também serão oferecidos cortes gratuitos de cabelo e embelezamento pela Academia de Capacitação Profissional na Área da Beleza (ACP). O Castramóvel também estará presente para realizar esterilizações em animais previamente cadastrados. Para inscrever os pets, o dono deve marcar agenda através do número 9683-2117.

Para tratar de assuntos relacionados ao direito do consumidor e da família, o Procon e a Defensoria Pública realizarão atendimentos no local. Já o Gabinete da Primeira-dama promoverá mais uma edição do Brechó Solidário. Para as crianças, uma cama elástica será montada e haverá uma oficina de brinquedos feitos de material reciclável.



O quê: Ação Social
Quando: Sábado, 27 de agosto, a partir das 9 horas
Onde: Rua Presidente Lucena, em frente ao nº 21, Bairro Primavera

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Pratique atividade física! Venha fazer pilates e zumba

Para muitas mulheres, a prática regular de atividade física está ligada à imagem de pessoas com o corpo em forma, porém hoje já se sabe que outros benefícios do fitness se manifestam em todos os aspectos do organismo, desde a parte psicológica até o fortalecimento dos ossos e das articulações, em especial para as mulheres.

 Ao incluir na sua rotina um programa de exercícios físicos bem planejados e estruturados, a mulher observa a perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e o aumento do HDL colesterol, o "colesterol bom". Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas.     


Os benefícios dos exercícios envolvem a melhora cardiovascular, não só por aprimorar o condicionamento físico, mas também por manter um bom controle da glicemia (açúcar no sangue) e diminuir o colesterol ruim. Há melhora da massa óssea, com contribuições para a prevenção da osteoporose, mais facilidade para emagrecer e diminuição nas chances de ocorrência de pressão alta.
 
Além isso, a produção de endorfinas, que advém do exercício aeróbico, proporciona sensação de bem estar, além de regularizar o ciclo hormonal na mulher. Com isso, as mulheres tendem a ter ciclos menstruais mais regulares, menos cólicas menstruais, menos efeitos relacionados à TPM, como dores nas mamas antes da menstruação e alterações de humor, e maior facilidade de engravidar, além do aumento da libido.


Pensando nisso, a Coordenadoria da Mulher de Novo Hamburgo (CMulher) juntamente com o PELC está realizando aulas de pilates e zumba gratuitamente para as hamburguenses. As aulas acontecem na sala 31 do Teatro Paschoal Carlos Magno. 

Nas terças-feiras às 16h da tarde ocorrem as aulas de pilates, em solo, com duração de 1 hora.
Nas quintas-feiras às 9h da manhã acontecem as aulas de zumba (dança individual) também com duração de 1 hora.

Para participar é necessário a apresentação de um documento de identidade e de um atestado médico.

Informações pelo telefone: 3097-9481





terça-feira, 16 de agosto de 2016

Solidariedade marca mais uma Ação Social


Na manhã de sábado, dia 13 de agosto, ocorreu mais uma edição da Ação Social, programação realizada pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio do Gabinete da Primeira-dama e Secretaria de Saúde (SMS), no bairro Canudos. Na Rua Londres, uma estrutura foi montada para atender aos moradores que foram em busca de serviços assistenciais na área social, da saúde e da educação. 

Atendimentos itinerantes para tratar de temas referentes ao direito do consumidor e da família foram feitos pelo PROCON e pela Defensoria Pública do Município. Exames de pressão, glicose, HIV, sífilis e pré-câncer foram executados por profissionais da SMS, com a Unidade Móvel de Saúde. Nadir Migliavacca Spindler, 62 anos, destacou a relevância da atividade ao utilizar o Serviço de Saúde para verificar sua pressão e para fazer exames de glicose e pré-câncer. “Acho importante os serviços móveis, pois, mesmo precisando, eu não iria ao posto para fazer os testes. Assim é mais prático. Recebi o panfleto ontem e hoje levantei cedo para vir aqui”, disse.

A ação contou também com o Brechó Solidário, que distribuiu roupas e calçados, e com o Castramóvel, que executou esterilizações em animais previamente cadastrados. Maria Nilda Pacheco, 62 anos, aproveitou o momento para levar roupas à família. “Participo pela segunda vez e sempre encontro roupas boas. Como tenho netos, levo para eles que precisam”, apontou.
Rosane Mayer, 44 anos, moradora da região, levou sua gata para ser castrada e elogiou o método. “Gostei da iniciativa, pois é muito caro. Agora, cabe a pessoas se conscientizarem”, citou.

No meio da estrutura, uma cama elástica foi montada para o divertimento da criançada, que, também participou das atividades educativas desenvolvidas pela Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo.  Ao fisgar um peixe na pescaria ou acertar a boca do palhaço, a criança recebia em troca um brinquedo reciclado. Junto aos jogos, um tapete foi estendido para que a meninada pudesse desenhar e pintar à vontade.










Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Novo Hamburgo

Fotos: Patrícia Pedrozo




sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Lei Maria da Penha e as políticas de proteção

Por que comemorar a Lei Maria da Penha e as políticas de proteção e promoção dos direitos das mulheres vítimas de violência em NH?
Você sabia que entre 2012 e 2015 Novo Hamburgo teve 8 feminicídios e que no últimos ano houve uma redução de 100% desse delito?
Temos muito a avançar na violência doméstica: reconhecer as violências, reduzir mais e mais as ameaças e lesões corporais e superar o machismo. Tem dados bem interessante no ROVE e compartilhamos nesta apresentação.
A Plataforma Cidadã NH já está fazendo o acompanhamento dos feminicídios nos mapas online!



Veja mais aqui: www.odsc.com.br  


Fonte: Observatório da Segurança Cidadã de Novo Hamburgo







Lei Maria da Penha ainda é desconhecida por algumas mulheres

Band Cidade faz reportagem na Coordenadoria da Mulher


A emissora Band, gravou na última segunda-feira, 8, uma reportagem para seu programa Band Cidade. O tema foi os 10 anos da Lei Maria da Penha e o trabalho desenvolvido pela Coordenadoria da Mulher de Novo Hamburgo.

O Band Cidade é transmitido para todo o estado do Rio Grande do Sul.
Abaixo segue o link com a matéria.


http://noticias.band.uol.com.br/bandcidade/rs/video/2016/08/05/15953857/leia-maria-da-penha-completa-dez-anos.html




TV Feevale Notícias - Seminário 10 Anos Lei Maria da Penha

terça-feira, 9 de agosto de 2016

10 anos da Lei Maria da Penha - Celebração e união marcaram a data


O coral Novo Brilho fez a abertura do seminário


Da esquerda para a direita: A Coordenadora Técnica do Observatória da Segurança Aline Kerber, juntamente com a Coordenadora do Núcleo de Apoio dos Direitos da Mulher (NADIM) Lisiana Carraro, Cida Braga, Coordenadora do CMULHER, a advogada do Viva Mulher, Viviane Hunter e a Coordenadora Municipal dos Direitos da Mulher, Glacira Silva, foram as palestrantes do segundo seminário sobre a Lei Maria da Penha.


Público lotou a platéia do Teatro Paschoal Carlos Magno 

A enfermeira de Saúde Coletiva de Estância Velha, Marcia Ribeiro, ladeada por Cida Braga e pela assistente social do Viva Mulher Tatiane Schwan


Grupo Mãos Dadas sempre presente


A primeira dama Jorgia Seibel, juntamente com algumas das mulheres que estão, dia a dia, na luta pelo fim da violência e do feminicidio





Créditos: Reportagem Jornal NH
Fotos: Coordenadoria da Mulher
           Bernadete Rohr - Grupo Mãos Dadas

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Semana do Aleitamento Materno


Destacar a importância dos vínculos entre mãe e filho e do leite materno para o crescimento da criança. Esses são alguns dos objetivos da Semana do Aleitamento Materno, realizada pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Saúde (SMS) e pela Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH). As atividades iniciam na segunda-feira, dia 1º de agosto, e têm como tema Amamentação: Uma Chave para o Desenvolvimento Sustentável. 

Para a promoção das ações, estão agendadas uma série de intervenções teatrais em mais de 40 espaços como Unidades de Saúde, Escolas de Educação Infantil, entre outros. As esquetes são uma articulação com o projeto Nutrição em Cena e participação do Teatro Luz & Cena. Além das esquetes, as unidades de saúde também terão horários especiais para apresentação de vídeos educativos, e apresentações para a população, fotos e orientações, visitações, distribuições de folders, entre outras situações. Segundo a nutricionista e responsável pela coordenação da Política de Alimentação e Nutrição da SMS, Mabilda Dotto, os eventos são abertos para todos os interessados. "Queremos promover este ato tão importante para mães e filhos e as unidades estarão abertas para todas que quiserem participar", convida.

Programação das intervenções teatrais
Segunda- feira, dia 1º de agosto
Manhã:
7h30 - USF Roselandia (Rua Aquarius, 133)
8h30 - UBS Primavera (Rua Boa Saúde, 618)
9h - UBS Rincao (Rua Theobaldo Bauer, 15)
9h30 - USF Boa saúde (Av. Floresta, 600)
10h - Praça CEU (Rua do Bosque, s/n)
11h - USF Petropolis (Rua Luxemburgo, 1570)
Tarde:
13h - UBS Redentora (Rua Tamoio, 585)
13h - UBS Canudos (Rua Silvio Cristmann, 1451)
14h - UBS Canudos (Rua Ícaro, 2211)
14h30 - USF Getulio Vargas (Rua Bruno W. Storck, 145)
15h - USF Morada Eucaliptos (Rua Octávio Oscar Bender, 1.000)

Terça-feira, dia 2 de agosto
Manhã:
7h30 - USF Lomba Grande (Rua Odete Correa Schuck)
9h - USF Kroef (Rua Arlindo Silveira Martins, 55)
9h30 - UBS Santo Afonso (Rua Assunción, 85)
10h - USF Palmeira (Rua Nazaré, 215)
11h - EMEI Branca de Neve (Rua Finlândia, 2063)
Tarde:
13h - USF Rondonia (Rua Bahia, 450)
14h - CRAS Santo Afonso (Avenida Buenos Aires, nº 217)
14h30 - USF Liberdade (Rua Miranda, 201)
15h - UBS Liberdade (Rua Kurt Wacker, 14)
15h30 - USF Boa Saude (Av. Floresta, 600)
16h - USF Roselandia (Rua Aquarius, 133)

Quarta-feira, dia 3 de agosto
Manhã:
8h - USF Krammer (Rua Valença, 404)
8h30 - USF São Jorge (Rua Jaboti, 308)
9h - USF Mundo Novo (Rua João Nunes da Silva, 33)
10h - UBS Kunz (Rua General Daltro Filho, 1595)
11h - HMHN (Avenida Pedro Adams Filho, 6520)
Tarde:
13h - UBS Canudos (Rua Ícaro, 2211)
14h - CRAS Santo Afonso (Avenida Buenos Aires, nº 217)
13h - Centro  Adm. (Rua Guia Lopes, 4201 – Canudos)

Quinta-feira, dia 4 de agosto
Manhã:
8h - UBS Santo Afonso (Rua Assunción, 85)
8h30 - USF Palmeira (Rua Nazaré, 215)
9h - USF Kroeff
9h30 - USF Rondonia
Tarde:
13h - USF Kephas (Rua Bernardo Ludwig, 196)
14h - USF Guarani (Rua Demétrio Ribeiro, 1085)
14h30 - USF Iguacu (Rua Bruno Werno Stork, esq. R. dos Prof.)
15h45 - Grupo Multiplicadores (Av. Pedro Adams Filho, 4918)

Sexta-feira, dia 05 de agosto
Manhã:
8h - UBS Kunz (Rua General Daltro Filho, 1595)
9h - Casa de Vacinas (Avenida Cel. Frederico Linck, 900)
9h30 - Farmácia Comunitária (Rua Domingos de Almeida, 20)
10h - HMNH (Avenida Pedro Adams Filho, 6520)
Tarde:
13h - USF Getulio (Rua Bruno W. Storck, 145)
14h - HMNH (Avenida Pedro Adams Filho, 6520)

Sábado, dia 6 de agosto
9h45 - URAS Roselândia (R.Francisco Alves, 180)

Outras Atividades:

USF Lombra Grande: 
Vídeos educativos e atividades na sala de espera sobre a amamentação. 

USF Liberdade:
- Cartazes na USF, com fotos e orientações para população sobre amamentação
- Orientações em sala de espera da unidade, realizada pela equipe
- Visita Domiciliar dos Agentes Comunitários de Saúde a todas as gestantes e puérperas levando informações sobre o tema
- Exposição de vídeos no televisor disponível na recepção

USF Boa Saúde:
- 3/08 - Sala de espera de amamentação com equipe multiprofissional (manhã);

USF Getúlio Vargas:
- Distribuição de folders;
- Roda de Conversa com Equipe;

UBS Canudos:
- Sala de Espera (Nutricionista e Residentes) dia 4/08;
- Videos Educativos na sala de espera (toda semana);
- Distribuição de folders;
- Grupo de Puericultura c/ Pediatra - 2° feira (01/08) - 13h

USF Iguaçu:
- Elaboração de Cartaz para consultórios;
- Distribuição de folders;
- Sala de Espera (Equipe USF)

USF Morada dos Eucaliptos:
- Sala de Espera;
- Videos Educativos na sala de espera (toda semana);
- Distribuição de folders;
- Abordagem do tema nas consultas e acolhimentos.
USF Kroeff:
- Sala de Espera
- Distribuição de material informativo
- Exposição de vídeos educativos na recepção da Unidade de saúde

USF Palmeira:
- Sala de Espera
- Colocação de cartazes alusivos ao aleitamento materno

UBS Kunz:
- Roda de conversa com usuários nos dias 3 e 5 de agosto;
- Vídeos de orientação sobre amamentação na recepção durante a semana;
- Cartazes alusivos ao tema

UBS Guarani:
- Encontro de Gestantes – 4/08 - 14 horas
- Sala de Espera
- Visitas Domiciliares para Gestantes e Puérperas

UBS Primavera:
- Sala de espera com álbum seriado de Aleitamento Materno

UBS Rincão:
 - Sala de espera com ênfase a promoção do Aleitamento Materno




* Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Novo Hamburgo