quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Maria da Penha deve ser confirmada como uma das indicações ao Prêmio Nobel da Paz de 2017

No próximo mês de fevereiro, a fortalezense Maria da Penha Maia Fernandes deve ser confirmada como uma das indicações ao Prêmio Nobel da Paz de 2017. Durante este mês, o comitê da premiação recebe sugestões de possíveis candidatos de todo o mundo. Os nomes serão analisados pelo conselho até o início do próximo ano. A nomeação dos vencedores do maior prêmio mundial de promoção de paz ocorre, anualmente, em outubro, na Noruega.
O anúncio da possibilidade de Maria da Penha ser indicada foi feito em agosto pela senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) e pela primeira-dama do Distrito Federal, Márcia Rollemberg. A declaração ocorreu durante sessão solene no Congresso Nacional que celebrou os dez anos da Lei Maria da Penha (11.340/06), no último 7 de agosto.
Maria da Penha afirmou não ter conhecido a proposta do Governo até o momento do pronunciamento no Congresso. “Foi uma surpresa”, disse. De acordo com a biofarmacêutica, o prêmio pode dar maior visibilidade à proteção da mulher. “Cerca de 98% da população brasileira sabe da existência da lei, mas nem todos os municípios têm políticas públicas de assistência. Ainda é muito pouco”, diz.
Conforme a senadora Lúcia Vânia, somente 28 dos 5.570 municípios brasileiros têm policiamento específico para mulheres — por meio de delegacias especializadas.
Lúcia, durante a solenidade, realçou a coragem de Maria da Penha, que levou à Corte Interamericana de Direitos Humanos as duas tentativas de assassinato que sofreu do ex-marido, em 1983. Ela foi atingida por um tiro de espingarda enquanto dormia e ficou paraplégica. “É corajoso porque enfrenta um silêncio envergonhado da violência de um Estado que despreza por completo o direito de milhões de brasileiras de se sentirem seguras”, disse a senadora.
Mesmo ainda sendo uma possibilidade, Maria da Penha já enxerga na nomeação um “avanço”. Contudo, ela afirma que ainda há o desafio de alterar a cultura de violência no País. “Delegacias da mulher ainda não funcionam 24 horas, nem em feriados, quando, geralmente, o homem agressor está em casa. É preciso rever o atendimento”, indica a farmacêutica.
Saiba mais
Alguns dos perfis de indivíduos que podem fazer indicação ao Prêmio Nobel da Paz: membros de assembleias nacionais e governos; reitores e professores de ciências sociais, história, filosofia, direito e teologia; ganhadores do Prêmio Nobel da Paz e membros atuais e antigos do Comitê Norueguês do Nobel.
O Nobel da Paz pode ser atribuído a pessoas ou organizações que estejam envolvidas em resoluções de problemas sociais.


Fonte: O Povo



quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Gabinete entrega doações do Chá da Casa da Gestante ao Hospital Municipal

Na quinta-feira, dia 29 de setembro, o Gabinete da Primeira-dama realizará a entrega das doações arrecadadas no chá da Casa da Gestante. A partir das 14 horas, autoridades estarão reunidas na Sala da Direção do Hospital Municipal para entregar os materiais ao novo complexo. Estarão presentes o diretor-presidente da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), Leandro Minozzo, da Primeira-dama, Jorgia Seibel, da secretária de Administração, Rosane Moura, e da diretora administrativa da Secretaria de Educação (SMED), Dirlene Correa da Cunha.

De acordo com a Primeira-dama, Jorgia Seibel, as doações servirão como um auxílio ao novo serviço oferecido pelo hospital. “Os presentes recebidos servirão para complementar o trabalho, pois a Casa da Gestante será um espaço onde mães e filhos recém-nascidos terão todos o suporte necessário, desde a alimentação até um lugar para ficar durante o tempo que for preciso”, destaca. O Chá da Gestante foi uma promoção da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com apoio do Gabinete da Primeira-dama e Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH).

O quê: Entrega de doações para Casa da Gestante
Quando: quinta-feira, dia 29 de setembro, às 14 horas
Onde: Hospital Municipal – Avenida Pedro Adams Filho, 6520




segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Chá da Casa da Gestante acontece nesta quarta-feira

No dia 14 de setembro, quarta-feira, ocorre o Chá da Casa da Gestante. O evento, que inicia às 16h30, acontece na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Novo Hamburgo, que fica na Rua Domingos de Almeida, 708, Centro. A iniciativa é da CDL, com apoio da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio do Gabinete da Primeira-dama e da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH).

O intuito do encontro é arrecadar donativos para equipar a Casa da Gestante, que está prevista para ser inaugurada ainda no segundo semestre deste ano, atendendo provisoriamente as mães que passam por uma gestação de alto risco, identificadas pela Atenção Básica ou Especializada, e puérperas. Toalhas, lençóis, travesseiros, talheres entre outros itens estão na lista dos produtos de que a Casa necessita para auxiliar seu trabalho. 

Além da doação, que deve ser levada por cada pessoa que comparecer à atividade, o valor da entrada é de R$ 30,00. Vale lembrar que mesmo que o convidado não vá ao Chá, itens poderão ser doados. Mais informações pelo telefone 156, no Prefeitura Atende, solicitando o Gabinete da Primeira-dama.

Casa da Gestante
Expandindo ainda mais os atendimentos na área da saúde, mais uma obra da Prefeitura será concluída. Com a inauguração da Casa da Gestante, prevista ainda para 2016, 20 mulheres serão acolhidas e receberão todo o suporte necessário durante e após a gestação. 

A estrutura da obra contará com uma sala multiuso; sanitários nos quartos; consultório para atendimento multiprofissional com sanitário; 3 quartos para alojamento de gestante e puérpera; 2 quartos para alojamento de puérpera e bebê; quarto para plantonista; copa/cozinha e área de serviço. A verba para as obras da Casa da Gestante é do Governo Federal, a partir do Ministério da Saúde, com contrapartida do Município, totalizando R$ 998.400,40.



quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Muita emoção no desfile de 7 de setembro

Na quarta-feira, 7 de setembro, data de comemoração da Independência do Brasil, o desfile cívico de Novo Hamburgo marcou o encerramento da Semana da Pátria no Município. Mesmo com frio e ventos fortes, aproximadamente 20 mil pessoas estiveram no evento. Destas, cerca de seis mil participaram do desfile que reuniu mais 40 entidades. A Avenida Pedro Adams Filho, no Centro, foi o palco da atividade promovida pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Educação (SMED) e a Comissão Organizadora dos Festejos Alusivos à Semana da Pátria. Este ano, a Semana da Pátria homenageou as instituições e espaços de inclusão e diversidade por meio do tema/lema “Sou o que sou pelo que todos somos. Bem-vindo ao lugar de possibilidades”.






Mesmo com o frio intenso, a comunidade apoio o evento. Muitas famílias levaram cadeiras e o tradicional chimarrão e acompanharam todo o desfile. 





O desfile de 2016 foi marcado pela diversidade. A primeira atração foi a Banda do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) de Novo Hamburgo. O trompetista Divalmir Dalmann, 44, esteve em mais um desfile com a banda. Segundo ele, já somam 26 anos de apresentações no Desfile Cívico da cidade. “Esta é minha maneira de demonstrar civismo e cidadania. É uma missão”, afirmou. O Desfile Militar, uma das atrações mais esperadas, assumiu a avenida em seguida iniciando efetivamente a parada. Mais de 200 militares do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado e do 16º Grupo de Artilharia de Campanha prestigiaram o evento.



As mulheres da comunidade estiveram presentes e unidas com a Coordenadoria de Politicas Públicas para Mulheres de Novo Hamburgo. Todos vestiam uma camiseta com a frase" Mulheres, superamos o silêncio e vamos superar a desigualdade".





A Primeira Dama Jorgia Seibel com a Coordenadora do CMulher e participantes do desfile








No evento, várias entidades locais e escolas do município e região levantaram a bandeira da inclusão. Diversas bandas marciais animaram a atividade, como a banda da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Novo Hamburgo. A apresentação, comandada pelo maestro Adair Mendes, emocionou o público presente. Outra banda que animou os que assistiam foi a Banda Marcial do Colégio Dr. Wolfram Metzler. Franciele da Rosa, 25, esteve no local para prestigiar a irmã que toca pratos na banda do Wolfram. “Eles ensaiam muito para esse dia. É amor à Pátria”, destacou.




quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Ação Social no bairro Liberdade


No dia 3 de setembro, a Ação Social estará completa, com serviços itinerantes na área social, da saúde e da educação. O evento acontece a partir das 9 horas, na rua Macapá, em frente ao nº 595 – Associação Comunitária – no bairro Liberdade. 

Por meio do Gabinete da Primeira-dama, mais uma vez o Brechó Solidário entregará roupas e calçados gratuitos à comunidade local. Além disso, a ACP – Academia de Capacitação Profissional na Área da Beleza- realizará, gratuitamente, cortes de cabelo. 

Para o divertimento da criançada, uma cama elástica e brinquedos recicláveis serão as atrações do evento. 
O Castramóvel também estará no local e realizará esterilizações gratuitas em animais previamente cadastrados. Para agendar, o dono do pet deve ligar para o telefone 9683-2117 e marcar horário.

Como nas outras edições, o PROCON e a Defensoria Comunitária também farão atendimentos itinerantes para tratar de assuntos relacionados ao direito do consumidor e da família.