sexta-feira, 27 de maio de 2016

ESTUPRO - A CULPA NÃO É SUA

A cada três horas uma mulher é estuprada no Brasil. Muitas vítimas acabam não denunciando por medo ou vergonha.
Mas o Superior Tribunal de Justiça reforça que o testemunho, a palavra da vítima, funciona na Justiça. Isso já aconteceu em mais de cem casos. Todo processo de violência sexual corre em segredo. Denuncie - ligue 180 ou procure a delegacia mais próxima.
Em caso de estupro siga essas instruções:


- Procure ajuda médica assim que possível. Você deve fazer um exame físico completo para ter certeza que está tudo bem e cuidar dos possíveis ferimentos.

- Não tome banho antes de fazer o exame físico no hospital. Peritos da polícia irão investigar as evidências físicas no seu corpo (sujeira, sêmem, fluidos, sangue, cabelos, etc). Tudo isso são provas que o estupro aconteceu e podem levar ao criminoso que te atacou. Muitos recomendam que não se lave nada, nem as mãos.

- Traga as roupas que você estava usando na hora do estupro. Elas podem ser usadas como evidência e provas contra o agressor.

- Se você quiser denunciar o estupro faça isso o mais rápido o possível. Pode ser muito doloroso, mas você deve contar com sua coragem e denunciar o estuprador. Se você não fizer isso, ele ficará livre para fazer de novo com outras pessoas.

- Procurar uma ajuda psicológica também é de grande valia. 

- Seja paciente consigo mesmo. O mais importante de tudo é que você não deve se culpar pelo que aconteceu. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário