quinta-feira, 14 de abril de 2016

Vida saudável - Evitando a Obesidade

A epidemia da obesidade já é uma realidade mundial e seus problemas estão além da estética. A obesidade causa um grande desgaste ao corpo e pode gerar doenças graves como diabetes e acidente vascular cerebral (AVC). E, acredite, perder peso pode reverter muitos desses problemas.

Compreender o fato de que problemas graves de saúde podem ser desencadeados pelo ganho excessivo de peso é muitas vezes o primeiro passo no reconhecimento da necessidade e dos benefícios que a perda de peso pode lhe proporcionar. Foi pensando nisso que a Coordenadoria da Mulher decidiu trazer essas informações para explicar a importância do cuidado com a sua saúde, e assim evitar muitas doenças relacionadas ao ganho de peso.

Obesidade e outros problemas de saúde

Colesterol alto: existe uma correlação entre a obesidade e os altos níveis de colesterol total, principalmente em mulheres, pois este está ligado ao modo como a gordura se distribui em nosso corpo. Pessoas com excesso de gordura na região abdominal provavelmente terão colesterol alto. E, claro, ter uma alimentação pouco saudável também leva a níveis de colesterol elevados.

Aterosclerose: é uma doença inflamatória crônica na qual ocorre a formação de placas dentro dos vasos sanguíneos. Essas placas são compostas especialmente por lipídios que levam progressivamente a uma diminuição do diâmetro do vaso, podendo chegar à obstrução total deste e levar a um acidente vascular cerebral.

Hipertensão: a obesidade dobra o risco de hipertensão, atingindo 26% dos indivíduos obesos nos EUA. É uma doença crônica determinada por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias, em que o coração precisa exercer um esforço maior do que o normal para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos. A hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfartes, aneurismas, doenças arteriais periféricas, além de ser uma das causas de Insuficiência renal crônica.

Diabetes: a obesidade está fortemente correlacionada com a diabetes. Quase 90% dos diabéticos tipo 2 estão acima do peso. Isso ocorre principalmente porque o excesso de peso pode levar à resistência à insulina e posteriormente ao desenvolvimento da diabetes. Perder peso pode ajudar e até mesmo prevenir a diabetes tipo 2, tornando mais fácil para o corpo usar a insulina que produz e regular os níveis de glicose no sangue.

Esses são apenas alguns dos problemas secundários causados pela obesidade. Ao vermos todas essas doenças, não imaginamos que uma pessoa possa carregar todos esses problemas, ou parte deles, por estar acima do peso considerado saudável. O tratamento em casos de obesidade é a perda de peso, e tem-se observado que perder apenas alguns quilos (5%) pode ter um impacto significativo sobre a sua saúde. O importante é dar o primeiro passo e não desistir. Saúde é vida!



Nenhum comentário:

Postar um comentário